First of all: quando eu escrevi o rascunho deste texto, eu estava entre ligeira e moderadamente alcoolizado. Levem isso em consideração ao ler essas linhas.
Aliás, deveria haver algo que impedisse a gente de escrever textos exceto quando totalmente sóbrios. Um bafômetro ligado na porta USB ou algo assim. Ou não. O álcool faz mal ao fígado, mas talvez funcione como um catalizador de ideias. Ou apenas nos deixe menos críticos quanto aos próprios pensamentos. Mas vamos às reflexões.
Comecemos pela natureza humana. Hobbes (o filósofo, não o tigre do Calvin) disse que somos maus por natureza. "O homem é o lobo do homem", disse ele. Já Rousseau achava que somos bons por natureza. Ambos usaram seus argumentos para fundamentar a teoria de que todos nós abrimos mão de um pedaço de nossa liberdade em favor do Estado para que ele nos ofereça segurança. É a teoria do Contrato Social. Duas observações a fazer.
Primeiro: ao fundamentar com argumentos completamente opostos a mesma teoria, Hobbes e Rousseau provaram que qualquer merda que seja dita, desde que bem fundamentada, pode ser tida como verdade absoluta por muita gente e durante muito tempo. A filosofia é, portanto, um exercício de retórica.
Segundo: a teoria do Contrato Social é mais furada que meia velha. Eu, pelo menos, nunca assinei essa porcaria desse contrato. Você assinou?
Passemos às mulheres. Bom, a Bíblia diz que Deus fez o homem a sua imagem e semelhança. Supondo que Deus exista, que ele seja perfeito, e que o ser humano tenha sido realmente feito a sua imagem e semelhança, parece-me que Deus é, na verdade, Deusa. Sim, porque, convenhamos, se alguém foi feito à imagem e semelhança da perfeição, é muito mais provável que esse alguém seja a Angelina Jolie do que o Brad Pitt. Aliás, já escrevi sobre isso anteriormente.
Terceira reflexão. Festas open bar são uma cilada. Ou você bebe até cair (ou perder a dignidade) ou então vai ficar cuidando de um amigo que bebeu até cair e que provavelmente vai vomitar em cima de você. De qualquer forma, você se ferra.
Expurgadas as reflexões da minha mente para o blog, posso ir dormir. Boa noite.
Não quero ser herói de porra nenhuma.
-
Quando era pequeno eu queria ser zoólogo. Meus amiguinhos queriam ser
bombeiros, jogadores de futebol, astronautas. Eu não, eu estava decidido a
ser zo...
Há 10 anos